Como gastar menos tinta da impressora: saiba em 5 passos

Sempre que é hora de substituir os cartuchos ou toner, pensamos em como gastar menos tinta da impressora. Afinal, há um alto valor gasto com tais insumos e, sem um controle eficiente, sequer sabemos como foi gasta tanta tinta. 

Para economizar tinta, você não precisa abrir mão da impressão. Existem várias dicas e configurações que você pode aplicar no seu dia a dia para ajudar a reduzir o consumo de tinta e prolongar o tempo até a próxima recarga ou compra de cartuchos. 

E, para explicar como gastar menos tinta da impressora, preparamos o artigo abaixo com alguns passos que você pode seguir. Confira!

1. Revise o texto para evitar reimpressões

Antes de enviar um documento para impressão, o primeiro passo é verificar se tudo está correto. Dessa forma, você evita ter que imprimir novamente (com o consequente gasto extra de papel e tinta), porque houve um erro no texto ou o layout não está adequado.

A função Preview, ou Pré-impressão, presente em editores de texto e outros softwares, permite rever o texto, o design, o layout, entre outros, antes de enviá-lo para impressão, para verificar se está tudo correto.

2. Use qualidade de rascunho

Uma função muito interessante que pode ser encontrada nas opções de configuração da impressora é a possibilidade de imprimir em qualidade “rascunho” ou “baixa”. 

Se for algo importante (como um documento profissional), e que exige melhor qualidade, basta ajustar manualmente a configuração no momento da impressão. 

Mas muitas outras coisas que são impressas podem ser feitas em qualidade de rascunho sem problemas, economizando tinta.

Leia também::: Como escolher a melhor impressora para empresa?

3. Aproveite ao máximo o papel

No menu de impressão é possível encontrar opções para imprimir em uma única página em ambos os lados ou, se o tamanho da fonte permitir, ajustar o texto para incluir duas páginas em uma única folha. 

Essas configurações podem ajudar a otimizar o uso do papel.

4. Alterar a fonte pode economizar tinta

Nem todas as fontes de texto usam a mesma quantidade de tinta. Alguns tipos de letra economizam tinta por terem um design mais simplificado. 

Em 2014, um estudante americano mostrou que mudar a fonte de sua redação escolar de Times New Roman para Garamond poderia reduzir o consumo de tinta em 24%, resultando em uma economia de US$ 21.000 por ano.

5. Utilize um software de gestão de impressão

Por fim, vale a pena usar um software de gestão de impressão na empresa. Com ele, é possível saber quem imprimiu, em que quantidade, e com isso ter um relatório completo sobre o uso das impressoras.

Também é possível reduzir — ou mesmo eliminar totalmente — que documentos pessoais sejam impressos na empresa, possibilitando gastar menos tinta da impressora.

Leia também::: Locação de impressora: saiba como funciona e quais os benefícios para o seu negócio

Tracker: conheça o software de gestão de impressão da Selbetti

A Selbetti desenvolveu um dos melhores sistemas de gestão de impressões do mercado: o Tracker. Ele proporciona total controle e gestão das impressões e cópias no parque de impressões. 

Com o Tracker, é possível identificar quem imprimiu determinado arquivo, quando fez isso, em qual equipamento, a quantidade de documentos impressos e até seu conteúdo. 

Além do software, a Selbetti se destaca por seu Outsourcing de Impressão, fazendo a locação de impressoras e outros equipamentos e modernizando seu parque de impressão. 

Com equipamentos modernos e com novas tecnologias, também é possível gastar menos tinta da impressora.

Para conhecer nossa solução completa Tracker, e com isso gastar menos tinta da impressora, clique aqui e converse com nossos consultores.

Se você quiser continuar se aprofundando, leia também nosso artigo O que é gerenciamento de impressão e qual sua importância.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *