Retroprojetor para ambientes claros: como escolher e onde encontrar

Escolher um retroprojetor para ambientes claros é sempre um desafio. Isso porque dependendo das condições de iluminação do espaço, nem sempre a imagem será refletida com qualidade na tela.

Desse modo, é fundamental levar em conta fatores como brilho, objetivo da utilização e características do local onde o retroprojetor será instalado.

Para explicar mais sobre o tema, como escolher o retroprojetor ideal, e também onde encontrá-lo, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é um retroprojetor?

Um retroprojetor é um dispositivo óptico que projeta uma imagem ou vídeo em uma superfície, muitas vezes usando uma tela de projeção. 

Os retroprojetores criam uma imagem ao brilhar a luz através de uma pequena lente transparente. Alguns projetores usam uma lâmpada e outros utilizam lasers como fonte de luz. 

Os retroprojetores comerciais são feitos principalmente para exibir imagens estáticas, como gráficos e slides do PowerPoint, mas também funcionam muito bem para multimídia e entretenimento.

Quando se trata de projetores de escritório, tudo gira em torno da saída de lúmen. Os ambientes de trabalho geralmente são bem iluminados, logo, é fundamental levar em conta uma série de fatores para fazer uma escolha assertiva do equipamento e garantir uma imagem nítida e rica em detalhes.

Leia também::: Aluguel de retroprojetor: Tudo o que você precisa saber

Como escolher um retroprojetor para ambientes claros?

Você pode escolher um retroprojetor para ambientes claros normal ou um de curta distância. Normalmente, recomendamos o uso de um projetor para distâncias menores, para que você possa fazer sua apresentação sem bloquear a luz da tela.

No entanto, esses projetores geralmente têm um alcance de zoom muito menor. Por isso, precisam ser especificamente colocados em uma distância mínima em relação à tela para obter o tamanho de imagem desejado.

Com relação à saída de lúmen, procure um projetor de mídia com pelo menos 4000 lumens. Isso garantirá que seus dados projetados sejam claros o suficiente. Aliás, este é um dos pontos mais importantes ao escolher um retroprojetor para ambientes claros: quanto mais lumens ele tiver, menos a claridade da sala interferirá na imagem exibida.

Você também pode escolher uma proporção de 16: 9 ou 16:10. Sugerimos obter um projetor WUXGA 16:10 para o escritório, pois essa é a resolução de alta definição (acima de 1080p) para o formato 16:10. A baixa resolução 16:10 seria WXGA; embora tenha o mesmo formato do WUXGA, a resolução é muito mais baixa.

Um 16:10 permite que você mostre mais dados na tela por vez e é compatível com a maioria dos computadores modernos, que geralmente são a fonte de vídeo em aplicativos comerciais.

Dependendo do conteúdo que você planeja mostrar, um projetor 1080p ou WUXGA deve ser suficiente para projetar dados como planilhas, finanças e outras apresentações em que visualizar os detalhes é importante. 

Para as aplicações mais críticas, um projetor 4K é uma boa opção, pois pode resolver 4x a quantidade de dados de um projetor 1080p com imagens mostrando o mais alto nível de detalhe.

Analisar a necessidade de brilho

Afinal, quantos lumens são bons para um projetor? 3000 lumens? 5000 lumens?

Estas são algumas perguntas feitas por quem busca um retroprojetor de qualidade. A resposta é: depende do que você precisa, do tamanho da imagem que deseja, de onde você o usará e do brilho da sala.

A quantidade de brilho necessária de um projetor multimídia depende do tamanho da imagem que você está criando, das propriedades reflexivas da superfície da tela (conhecidas como ganho da tela) e da condição de iluminação ambiente da sala.

Se o seu projetor não tiver lumens suficientes, a imagem na tela poderá ficar sem brilho e desbotada. Portanto, certifique-se de selecionar um retroprojetor que seja brilhante o suficiente para o tamanho da sua imagem.

Leia também::: Como escolher o melhor projetor de tela: confira essas dicas

Conte com a Selbetti

Como você pôde acompanhar neste artigo, escolher um retroprojetor para ambientes claros requer uma análise detalhada das suas necessidades, além de ser necessário um fornecedor de confiança. 

A Selbetti é a maior integradora de Outsourcing de TI e tem entre suas soluções a locação de retroprojetores para empresas de todos os portes e segmentos. Nosso objetivo é garantir que você tenha o equipamento mais adequado às suas demandas, sem precisar gastar a fortuna que gastaria ao comprá-lo. 

Aqui você tem consultoria personalizada para avaliar qual é o retroprojetor certo para o seu ambiente, assistência técnica, manutenção e muito mais.

Agora que você já sabe como escolher e onde encontrar um retroprojetor para ambientes claros, entre em contato com os consultores da Selbetti e escolha o modelo ideal! 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *