Totem de autoatendimento: vantagens e como utilizar na sua empresa

O totem de autoatendimento permite que o cliente tenha autonomia e agilidade nas solicitações, sem precisar da ajuda de um funcionário.

A tecnologia pode ser utilizada para automatizar desde tarefas simples, como o fornecimento de senhas, até o processo de check-in em aeroportos.

Para as empresas, o equipamento proporciona a otimização do uso da mão de obra, além de ser um diferencial competitivo.

Neste artigo vamos explicar o que é um totem de autoatendimento, como utilizar na sua empresa e quais as vantagens dessa tecnologia.

O que é totem de autoatendimento e para que serve?

A principal característica dos totens de autoatendimento é permitir que o usuário atenda suas solicitações sem auxílio de outra pessoa — um funcionário do estabelecimento.

A solicitação pode ser pegar uma senha de atendimento, fazer o pedido numa lanchonete ou imprimir exames médicos, por exemplo.

O equipamento funciona como um terminal, conectado ao sistema da empresa, mediando a interação dos clientes com praticidade e rapidez.

Os totens de autoatendimento também são utilizados em aeroportos, possibilitando que o passageiro emita seu cartão de embarque e despache a bagagem de forma autônoma.

O totem de autoatendimento com impressora é utilizado ainda no segmento de educação

Assim, os alunos enviam seus documentos a serem impressos via portal da instituição ou e-mail e retiram no equipamento.

Portanto, o uso de totens melhora a experiência do cliente, ao garantir mais praticidade e rapidez, citando apenas um dos benefícios.

5 Vantagens de utilizar totens de autoatendimento

Confira agora cinco benefícios que a adoção dessa tecnologia proporciona às empresas.

1. Otimização do trabalho dos funcionários

Ao utilizar totens de autoatendimento na empresa, os funcionários têm mais tempo para outras demandas.

Ainda que seja necessário prestar ajuda eventual aos clientes, o tempo gasto em funções simples (como fornecer senhas ou imprimir exames) é reduzido de forma considerável.

2. Rapidez no atendimento

Os totens trazem maior rapidez no atendimento, o que leva inclusive à redução de filas. 

Como o cliente não precisa aguardar um funcionário para fazer a solicitação, os processos são mais rápidos.

A rapidez que a tecnologia proporciona permite ainda aumentar o número de atendimentos, sem a contratação de mão de obra adicional.

3. Praticidade para alunos 

Instituições de ensino podem oferecer maior praticidade a seus alunos com totens de autoatendimento com impressoras, como parte do outsourcing de impressão.

Com a solução, os estudantes podem enviar seus arquivos pelo portal da instituição ou e-mail e fazer a retirada no totem, com rapidez, autonomia e praticidade.

4. Diferencial competitivo

Adotar totens é uma forma de se diferenciar da concorrência e agregar valor à experiência do cliente.

Isso porque, além de garantir um atendimento mais rápido e dar liberdade ao consumidor, a adoção do equipamento mostra que a empresa está alinhada às inovações tecnológicas.

5. Monitoramento em tempo real

Os dados obtidos por meio dos totens em tempo real permitem saber, por exemplo, quantas pessoas aguardam em cada fila e quantas têm direito a atendimento preferencial.

Esse monitoramento ajuda a encontrar soluções para agilizar os processos, como remanejar os clientes de um setor sobrecarregado para outro que não possui demandas.

Como usar um totem de autoatendimento

Para utilizar totens de autoatendimento no seu negócio, o primeiro passo é procurar uma empresa confiável do ramo para fazer a implantação.

Na prática, a implementação dos totens envolve a escolha do local de instalação, integração ao sistema de gestão da empresa e treinamento dos funcionários.

Como vimos, o totem é um terminal por onde os clientes obtêm suas solicitações sem o auxílio de um funcionário.

Sendo assim, do ponto de vista da empresa, é preciso saber consultar e gerenciar as informações que chegam pelo totem, como ocorreria em um sistema online, por exemplo.

Igualmente importante é ter alguém encarregado de prestar auxílio aos clientes na utilização do totem, caso necessário.

O design também é um fator a ser considerado na escolha, já que o totem precisa se adequar ao estilo e tamanho do espaço.

Recursos especiais, como impressora, leitor de QR Code e leitor de cartões de crédito e débito podem ser integrados, dependendo das funções oferecidas. 

A impressora é um dos periféricos mais utilizados e o tipo de equipamento vai depender do uso. 

Locação de totem de autoatendimento é na Selbetti!

Por se tratar de um equipamento caro e que necessita de manutenção técnica periódica, a locação de totens de autoatendimento traz ótimo custo-benefício.

Optando por alugar os equipamentos com a Selbetti, seu negócio economiza recursos e tem atendimento técnico especializado à disposição.

Referência em locação de ativos de TI, a Selbetti oferece uma linha de totens com aplicações para diferentes segmentos e empresas, incluindo:

  • Retirada de senhas;
  • Impressão de exames médicos;
  • Check-in no aeroporto,
  • Totem com impressora para instituições de ensino.

Como citado no artigo, os totens com impressora oferecem maior praticidade aos estudantes, trazendo um diferencial competitivo às instituições de ensino que adotam a solução.

A Selbetti dispõe de uma equipe especializada pronta para oferecer a melhor solução de totem de autoatendimento para o seu negócio, com interfaces amigáveis para os usuários.

Inclusive, as interfaces podem ser adaptadas e integradas a softwares já utilizados pela sua empresa. Solicite um orçamento para aluguel de totem de autoatendimento!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *